Teoria: Construtivismo (Epistemologia Genética)
1. Introdução
Tipos de Conhecimentos
- Conhecimento Físico: Relaciona-se com as propriedades físicas dos objetos e eventos. Depende da interação direta com o ambiente.
- Conhecimento Lógico Matemático: Resulta do raciocínio sobre experiências com objetos e eventos, também necessitando da interação com o ambiente.
- Conhecimento Social: Origina-se do contexto sociocultural, exigindo interação com outras pessoas, não podendo ser derivado apenas da ação sobre o ambiente.
Fatores de Desenvolvimento De acordo com Dolle (1987), Piaget identificou quatro fatores gerais de desenvolvimento mental:
- Maturação Nervosa: Desenvolvimento do sistema nervoso.
- Experiência Adquirida: Prática e interação com o ambiente.
- Interações Sociais: A linguagem é um fator importante, mas não o principal. Instrumentos de assimilação anteriores à linguagem são fundamentais.
- Equilibração: O fator interno mais determinante, um processo dinâmico de reflexão e reconstrução para alcançar estados superiores de estruturação.
Aspectos da Inteligência
Piaget distingue dois aspectos fundamentais da inteligência:
- Cognitivo: O motor da cognição.
- Afetivo: O combustível que motiva o funcionamento cognitivo.
Os componentes da cognição são:
- Estrutura: Formada por esquemas assimiladores.
- Função: Determinada por mecanismos de assimilação e acomodação.
- Conteúdo: O conhecimento construído no processo adaptativo.
2. Conceitos Fundamentais
Adaptação
- Assimilação + Acomodação = Adaptação: A interação entre a incorporação de novas informações e a modificação de estruturas existentes para manter o equilíbrio.
Esquemas Cognitivos
- Estruturas mentais para assimilar, reconhecer, interpretar e classificar dados do ambiente.
Equilibração
- Equilíbrio: Capacidade de integrar dados da realidade de forma consistente.
- Desequilíbrio: Perturbações momentâneas que, ao serem superadas, levam a novas construções cognitivas.
- Regulações: Reações a perturbações que podem modificar esquemas ou estagnar o desenvolvimento.
- Compensações: Ações para neutralizar perturbações e avaliar seu sucesso.
Piaget identifica três níveis de abstração na interação com objetos:
- Abstração Empírica
- Abstração Pseudo-empírica
- Abstração Refletida
3. Teoria da Equilibração
Piaget descreve a equilibração como um processo dinâmico que envolve:
- Identificação, Diferenciação e Integração: Consistentes e sem contradições.
- Perturbações: Conflitos que, ao serem superados, conduzem a novas construções.
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo Os estágios se desenvolvem em um continuum:
- Sensório Motor (0-2 anos): Inteligência prática, pouca socialização.
- Pré-operatório (2-7 anos): Desenvolvimento da função simbólica, pensamento egocêntrico.
- Operatório Concreto (7-11/12 anos): Pensamento reversível, necessita de referencial concreto.
- Operatório Formal (após 11/12 anos): Pensamento lógico abstrato.
O Conceito de Operação
- Operação: Ação que pode ser reversível em pensamento, implicando conservação e relação com um sistema de operações.
Desenvolvimento da Moralidade
Piaget identifica fases do desenvolvimento moral:
- Anomia: Sem regras coletivas.
- Heteronomia: Regras imutáveis impostas externamente.
- Autonomia: Regras estabelecidas em comum acordo pelo grupo.
Tipos de Moral
- Moral da Coação: Baseada na tradição e pressão social.
- Moral da Cooperação: Baseada na autonomia e dinâmica social.
Tipos de Respeito
- Respeito Unilateral: Submissão a regras externas.
- Respeito Mútuo: Obrigações elaboradas pelos indivíduos.
Desenvolvimento Afetivo
Piaget considera o desenvolvimento afetivo essencial para a atividade intelectual, influenciando a seleção de atividades e definindo o conteúdo do desenvolvimento cognitivo. Ele destaca que o comportamento sempre apresenta aspectos cognitivos e afetivos, e que os desenvolvimentos cognitivo, moral e afetivo são interdependentes, formando uma totalidade auto-organizada.
Fonte:
https://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/infoedu/Lages/piaget.html
0 Comentários