No texto "Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana", Knud Illeris observa a profusão de teorias da aprendizagem desde o final do século XIX. Ele busca criar uma estrutura própria que integre essa diversidade teórica.
Os processos e dimensões da aprendizagem incluem funcionalidade (cognição), sensibilidade (emoção) e socialização (contexto). São representados como as pontas de um triângulo, enquanto os conteúdos, incentivo e interação estão no seu interior. Illeris identifica três processos de ensino: cognitivo, emocional e social, que podem ser estudados independentemente, mas ocorrem simultaneamente. Ele destaca que a aprendizagem é um processo humano holístico, embora não reconheça outras possíveis dimensões como física ou espiritual.
Dimensões da aprendizagem: Funcionalidade (Cognição), Sensibilidade (Emoção) e Socialização (Contexto).
Processos de ensino: cognitivo, emocional e social.
Influências teóricas: Piaget, Freud, Kolb, Dewey, Mezirow, Bateson, Bandura, Vygotsky, Bruner, Marx.
Elementos do processo cognitivo: reflexão, meta-aprendizado, aprendizagem transformadora.
Componentes do processo emocional: motivação, desenvolvimento da personalidade, reflexividade.
Componentes do processo social: interação, aprendizagem social, socialização.
Integração das três dimensões: aprendizagem como um todo holístico que combina interação indivíduo-ambiente e processo interno de aquisição.
Definição abrangente de aprendizagem: envolve cognição, emoção e dimensão social, refletindo as condições sociais atuais.
Referências
ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
0 Comentários