Prova de Educação Inclusiva

 **Questionário - Módulo 1 - FUNDAMENTOS DO LÉXICO E DA TERMINOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA**


**Questão 1**  

Qual das opções melhor define Educação Inclusiva?  

- A. A Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino prevista na legislação brasileira para atendimento de pessoas com deficiência.

- B. A Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino prevista na legislação brasileira para atendimento de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação.

- C. A Educação Inclusiva é a educação para todos e todas, direito humano que é meio para que outros direitos sejam alcançados.

- D. A Educação Inclusiva é uma inclusão total, com foco em “alunos de inclusão”.

- E. A Educação Inclusiva é um direito humano que visa corrigir as injustiças no acesso à educação pelas pessoas com deficiência.  


**Gabarito:** C  


---


**Questão 2**  

Em relação ao Desenho Universal para a Aprendizagem, assinale a única alternativa INCORRETA:  

- A. O DUA reconhece que cada estudante aprende de uma maneira única.

- B. O DUA envolve o desenvolvimento de formas flexíveis para aprender, a criação de um ambiente motivador em sala de aula.

- C. O DUA envolve capacitar docentes a pensarem de maneira diferente sobre sua própria maneira de ensinar.

- D. O DUA envolve concentrar esforços em resultados educacionais para todos/as, salvo pessoas com deficiência intelectual.

- E. O DUA envolve manter expectativas altas para todos/as os/as estudantes e, ao mesmo tempo, permitir múltiplas formas de atender às expectativas.  


**Gabarito:** D  


---


**Questão 3**  

Em termos jurídicos, pessoa com deficiência:  

- A. é aquela com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, desde que apresente laudo médico para isto.

- B. é aquela com impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

- C. é aquela com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

- D. é aquela com lesão de natureza física ou mental, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

- E. é aquela com impedimento de longo ou médio prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  


**Gabarito:** C  


---


**Questão 4**  

Quanto à avaliação biopsicossocial:  

- A. É obrigatória nos termos da lei, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

- B. É facultativa nos termos da lei, realizada somente por médico neurologista ou psiquiatra.

- C. É obrigatória nos termos da lei, realizada somente por médico neurologista ou psiquiatra.

- D. É facultativa nos termos da lei, realizada por equipe X multiprofissional e interdisciplinar.

- E. É facultativa nos termos da lei, à critério da pessoa com deficiência e de seu médico particular.  


**Gabarito:** D  


---


**Questão 5**  

No Brasil, a lei que versa sobre os direitos das pessoas com deficiência e que traz de maneira explícita que pessoas com deficiência não podem sofrer discriminações restritivas de direitos e liberdades, é:  

- A. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

- B. Declaração de Salamanca

- C. Estatuto da Criança e do Adolescente

- D. Lei Brasileira de Inclusão

- E. Convenção Internacional da Criança  


**Gabarito:** D  


---


**Questão 6**  

Sobre o princípio da não discriminação, a Constituição da República Federativa do Brasil determina:  

- A. a Educação como um direito de quem é cidadão brasileiro, garantido o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

- B. a Educação como um direito das pessoas com deficiência, garantido o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

- C. a Educação como um direito de quem possui laudo médico, garantido o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

- D. a Educação como um direito de todas as crianças e adolescentes, garantido o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

- E. a Educação como um direito de todos, garantido o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.  


**Gabarito:** E  


---


**Questão 7**  

O documento político que objetiva salvaguardar a inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial, modalidade transversal da Educação Infantil ao Ensino Superior, com disposições para que estes/as acessem o ensino regular, sendo-lhes garantida a participação, a aprendizagem e a continuidade em outros níveis de ensino, é:  

- A. Convenção de Guatemala.

- B. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

- C. Plano Nacional de Educação para os Direitos Humanos.

- D. Declaração de Guadalupe.

- E. Estatuto da Igualdade Racial.  


**Gabarito:** B  


---


**Questão 8**  

As barreiras que impedem o acesso à Educação Inclusiva para pessoas com deficiência podem ser atribuídas a diversos fatores, incluindo:  

- A. Capacidade de compreender ou implementar o modelo de direitos humanos da deficiência.

- B. Ausência de discriminação contra pessoas com deficiência.

- C. Conhecimento sobre a natureza e as vantagens da Educação Inclusiva e de qualidade e da diversidade.

- D. Acúmulo de dados e pesquisas sobre Educação Inclusiva.

- E. Falta de vontade política, conhecimento técnico e capacidade na implementação do direito à educação inclusiva, incluindo a falta de capacitação de todo o corpo docente.  


**Gabarito:** E  


---


**Questão 9**  

Poderíamos exemplificar como práticas pedagógicas mais inclusivas, EXCETO:  

- A. Textos com níveis distintos de dificuldade de compreensão.

- B. Recursos de tecnologia assistiva.

- C. Materiais com diferentes texturas, formas, sabores e odores.

- D. Avaliação padronizada para todos/as estudantes.

- E. Diversificação de experiências visuais, auditivas, táteis, etc.  


**Gabarito:** D  


---


**Questão 10**  

O AEE está assegurado pelo artigo 208, inciso III da CFRB/88 e é previsto como serviço essencial da Educação Especial na PNEEEI/2008. Pelo Decreto n. 7.611/2011, o AEE é:  

- A. o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, devendo ser prestado de modo complementar à formação dos/as estudantes público-alvo da Educação Especial.

- B. o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, devendo ser prestado de modo suplementar à formação dos/as estudantes público-alvo da Educação Especial.

- C. o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, devendo ser prestado de modo complementar ou suplementar à formação dos/as estudantes público-alvo da Educação Especial.

- D. o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, devendo ser prestado de modo complementar ou suplementar à formação dos/as estudantes com deficiência, sendo obrigatório o PEI.

- E. o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, devendo ser prestado de modo complementar ou suplementar à formação dos/as estudantes público-alvo da Educação Especial.  


**Gabarito:** C

Postar um comentário

0 Comentários