Teorias da aprendizagem

 


Se você pretende fazer mestrado saiba que o processo educacional envolve muitos conceitos, práticas e teorias. No meio educacional, algumas teorias da educação podem ser muito diferentes umas das outras, levando professores a caminhos diversos. É fundamental saber qual caminho você vai percorrer.

A maioria das teorias da educação pensam aspectos individuais e sociais do aluno no processo de ensino. Todo indivíduo, apesar de suas particularidades, desenvolve uma natureza social que move sua forma de viver. De forma geral as principais teorias da educação tem caráter: 

  1. Psicológico: visa potencializar as capacidades do indivíduo;
  2. Sociológico: busca desenvolver habilidades sociais e socioemocionais.

Quais são as tendências em teorias da educação?

De acordo com Libâneo, as tendências pedagógicas estão em dois grupos, que seriam os liberais e os progressistas. 

Libâneo relaciona a educação à estrutura social e conecta a prática pedagógica do professor. Ou seja, essas tendências em teorias da educação influenciam a posição dos professores na prática docente em relação à sociedade. 

  • Pedagogias liberais: Teorias não críticas, ou seja, a escola prepara os alunos para o desempenho de papéis pré definidos socialmente;

  • Pedagogias progressistas: Teorias críticas, ou seja, entendem a educação como um processo sócio-político.

Principais Teóricos da aprendizagem (clássicos)

  • Burrhus Frederic Skinner;
  • Célestin Freinet;
  • Jerome Bruner;
  • Lev Vygotsky;
  • Jean Piaget;
  • Paulo Freire.

Cada um desses pensadores contribuiu na formação das teorias da educação e seus estudos são reconhecidos até hoje. Pensando nisso, separamos as 6 principais teorias de educação para você conhecer e entender um pouco mais sobre cada uma delas.

1- Teoria da aprendizagem de Skinner

A Teoria da Aprendizagem de Skinner, conhecida como Behaviorismo Radical, é baseada nos princípios do condicionamento operante. Skinner propõe que o comportamento é aprendido e modificado por meio de reforços e punições. Aqui estão os principais conceitos dessa teoria:
  1. Condicionamento Operante: Processo pelo qual a frequência de um comportamento é aumentada ou diminuída através de reforços ou punições.

    • Reforço Positivo: Introdução de um estímulo agradável após um comportamento, aumentando a probabilidade de o comportamento se repetir.
    • Reforço Negativo: Remoção de um estímulo desagradável após um comportamento, também aumentando a probabilidade de repetição do comportamento.
    • Punição Positiva: Introdução de um estímulo desagradável após um comportamento, diminuindo a probabilidade de o comportamento se repetir.
    • Punição Negativa: Remoção de um estímulo agradável após um comportamento, diminuindo a probabilidade de repetição do comportamento.
  2. Extinção: Ocorre quando um comportamento deixa de ser reforçado, levando à diminuição gradual e eventual desaparecimento do comportamento.

  3. Reforço Contínuo vs. Intermitente:

    • Reforço Contínuo: Cada ocorrência do comportamento é reforçada.
    • Reforço Intermitente: O comportamento é reforçado ocasionalmente, o que pode tornar o comportamento mais resistente à extinção.
  4. Moldeamento (Shaping): Processo de reforçar sucessivas aproximações de um comportamento desejado até que o comportamento completo seja alcançado.

A teoria de Skinner enfatiza a importância das consequências no controle do comportamento e defende que o ambiente desempenha um papel crucial na formação e modificação do comportamento humano.

2- Teoria do Construtivismo

A teoria construtivista foi desenvolvida principalmente por Jean Piaget, um psicólogo suíço. Embora Piaget tenha sido o principal proponente da teoria construtivista, outros teóricos, como Lev Vygotsky e Jerome Bruner, também contribuíram para o desenvolvimento e aplicação dessas ideias.

Bruner em seu livro “The process of education” (O processo de educação) relaciona a teoria do construtivismo ao desenvolvimento da criança, o processo da descoberta como foco da aprendizagem. O aluno não é apenas um espectador passivo, mas sim, possui uma participação ativa. Todo este processo acontece por meio de desafios que impulsionam o interesse do aluno pela aprendizagem.

3- Teoria da aprendizagem significativa

Esta teoria, criada por David Ausubel, acredita na aquisição e retenção de conhecimentos de forma significativa para o indivíduo. Ou seja, o professor deve apresentar sentido na hora de passar o conteúdo ao aluno. Dessa forma, o processo de aprendizagem se torna mais eficaz, poupando tempo e otimizando recursos. Quando o aluno consegue ver sentido prático no que está aprendendo, a memorização é inevitável.

4- Teoria do Construcionismo

Em seu livro “Mindstorms-Children, computers and powerful ideas” (Tempestades mentais – crianças, computadores e ideias poderosas), Seymour Papert apontou a teoria do construcionismo. Esta teoria é baseada em dois sentidos de construção do conhecimento. Dessa forma, ele acredita que as pessoas aprendem enquanto constroem ativamente novos conhecimentos. Ou seja, vale mais o processo de construção do que a aprendizagem pré definida.

5- Pedagogia da autonomia

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, explica a pedagogia da liberdade e critica o ensino tradicional. Nesta teoria, o foco principal é que os conhecimentos sejam compartilhados de forma mútua. Ou seja, professores e alunos aprendem uns com os outros. O professor então, deixa de ser detentor e passa a ser mediador do conhecimento, possibilitando que o aluno faça suas próprias análises e conclusões.

A Pedagogia da Autonomia, proposta por Paulo Freire, enfatiza a importância da autonomia do aluno no processo educacional. Ela sugere uma abordagem na qual o professor não é apenas um transmissor de conhecimento, mas um facilitador do desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos. Nessa perspectiva, o educador busca promover a participação ativa dos alunos, incentivando-os a questionar, refletir e construir conhecimento de forma autônoma. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem que estimule a autonomia, a responsabilidade e a capacidade de tomar decisões conscientes, preparando os alunos para serem cidadãos críticos e engajados na sociedade.

6- Teorias da educação Construtivista de Piaget

Jean Piaget, aborda a teoria construtivista em seu livro “The Child ‘s Conception of the world” (A concepção infantil do mundo). Esta teoria aborda bastante o conceito de estrutura cognitiva. São exploradas quatro estruturas do cognitivo primário.

Sensório-motor (0-2 anos): Bebês exploram o mundo através dos sentidos e movimentos, começando a coordenar ações e reagindo a estímulos. Eles ainda não entendem objetos ausentes da visão. 

Pré-operatório (2-7 anos): Crianças começam a usar símbolos e categorias para entender o mundo, mas ainda têm dificuldade em pensar logicamente e veem as coisas de sua própria perspectiva. O egocentrismo e a curiosidade são proeminentes.

Operatório concreto (8-12 anos): A lógica concreta emerge, e as crianças compreendem melhor as regras sociais e o senso de justiça. Começam a realizar operações matemáticas simples e a entender relações entre objetos.

Operatório formal (12 anos em diante): Os adolescentes podem pensar de forma mais abstrata e hipotética, entender perspectivas diferentes e formular hipóteses sobre o mundo. Desenvolvem maior capacidade de raciocínio lógico e compreensão de conceitos complexos.

Fonte:

https://gitmind.com/app/docs/mmg9tnko


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