Jean Piaget (1896 - 1980) - Resumo dos conceitos

 


Teoria: Construtivismo (Epistemologia Genética)

1. Introdução

Tipos de Conhecimentos

  1. Conhecimento Físico: Relaciona-se com as propriedades físicas dos objetos e eventos. Depende da interação direta com o ambiente.
  2. Conhecimento Lógico Matemático: Resulta do raciocínio sobre experiências com objetos e eventos, também necessitando da interação com o ambiente.
  3. Conhecimento Social: Origina-se do contexto sociocultural, exigindo interação com outras pessoas, não podendo ser derivado apenas da ação sobre o ambiente.

Fatores de Desenvolvimento De acordo com Dolle (1987), Piaget identificou quatro fatores gerais de desenvolvimento mental:

  • Maturação Nervosa: Desenvolvimento do sistema nervoso.
  • Experiência Adquirida: Prática e interação com o ambiente.
  • Interações Sociais: A linguagem é um fator importante, mas não o principal. Instrumentos de assimilação anteriores à linguagem são fundamentais.
  • Equilibração: O fator interno mais determinante, um processo dinâmico de reflexão e reconstrução para alcançar estados superiores de estruturação.

Aspectos da Inteligência

Piaget distingue dois aspectos fundamentais da inteligência:

  • Cognitivo: O motor da cognição.
  • Afetivo: O combustível que motiva o funcionamento cognitivo.

Os componentes da cognição são:

  • Estrutura: Formada por esquemas assimiladores.
  • Função: Determinada por mecanismos de assimilação e acomodação.
  • Conteúdo: O conhecimento construído no processo adaptativo.

2. Conceitos Fundamentais

Adaptação

  • Assimilação + Acomodação = Adaptação: A interação entre a incorporação de novas informações e a modificação de estruturas existentes para manter o equilíbrio.

Esquemas Cognitivos

  • Estruturas mentais para assimilar, reconhecer, interpretar e classificar dados do ambiente.

Equilibração

  • Equilíbrio: Capacidade de integrar dados da realidade de forma consistente.
  • Desequilíbrio: Perturbações momentâneas que, ao serem superadas, levam a novas construções cognitivas.
  • Regulações: Reações a perturbações que podem modificar esquemas ou estagnar o desenvolvimento.
  • Compensações: Ações para neutralizar perturbações e avaliar seu sucesso.

Piaget identifica três níveis de abstração na interação com objetos:

  • Abstração Empírica
  • Abstração Pseudo-empírica
  • Abstração Refletida

3. Teoria da Equilibração

Piaget descreve a equilibração como um processo dinâmico que envolve:

  • Identificação, Diferenciação e Integração: Consistentes e sem contradições.
  • Perturbações: Conflitos que, ao serem superados, conduzem a novas construções.

Estágios do Desenvolvimento Cognitivo Os estágios se desenvolvem em um continuum:

  1. Sensório Motor (0-2 anos): Inteligência prática, pouca socialização.
  2. Pré-operatório (2-7 anos): Desenvolvimento da função simbólica, pensamento egocêntrico.
  3. Operatório Concreto (7-11/12 anos): Pensamento reversível, necessita de referencial concreto.
  4. Operatório Formal (após 11/12 anos): Pensamento lógico abstrato.

O Conceito de Operação

  • Operação: Ação que pode ser reversível em pensamento, implicando conservação e relação com um sistema de operações.

Desenvolvimento da Moralidade

Piaget identifica fases do desenvolvimento moral:

  • Anomia: Sem regras coletivas.
  • Heteronomia: Regras imutáveis impostas externamente.
  • Autonomia: Regras estabelecidas em comum acordo pelo grupo.

Tipos de Moral

  • Moral da Coação: Baseada na tradição e pressão social.
  • Moral da Cooperação: Baseada na autonomia e dinâmica social.

Tipos de Respeito

  • Respeito Unilateral: Submissão a regras externas.
  • Respeito Mútuo: Obrigações elaboradas pelos indivíduos.

Desenvolvimento Afetivo

Piaget considera o desenvolvimento afetivo essencial para a atividade intelectual, influenciando a seleção de atividades e definindo o conteúdo do desenvolvimento cognitivo. Ele destaca que o comportamento sempre apresenta aspectos cognitivos e afetivos, e que os desenvolvimentos cognitivo, moral e afetivo são interdependentes, formando uma totalidade auto-organizada.


Fonte:
https://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/infoedu/Lages/piaget.html

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