Dimensões da aprendizagem - ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana.

No texto "Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana", Knud Illeris observa a profusão de teorias da aprendizagem desde o final do século XIX. Ele busca criar uma estrutura própria que integre essa diversidade teórica.

Os processos e dimensões da aprendizagem incluem funcionalidade (cognição), sensibilidade (emoção) e socialização (contexto). São representados como as pontas de um triângulo, enquanto os conteúdos, incentivo e interação estão no seu interior. Illeris identifica três processos de ensino: cognitivo, emocional e social, que podem ser estudados independentemente, mas ocorrem simultaneamente. Ele destaca que a aprendizagem é um processo humano holístico, embora não reconheça outras possíveis dimensões como física ou espiritual.





Dimensões da aprendizagem: Funcionalidade (Cognição), Sensibilidade (Emoção) e Socialização (Contexto).

Processos de ensino: cognitivo, emocional e social.

Influências teóricas: Piaget, Freud, Kolb, Dewey, Mezirow, Bateson, Bandura, Vygotsky, Bruner, Marx.

Elementos do processo cognitivo: reflexão, meta-aprendizado, aprendizagem transformadora.

Componentes do processo emocional: motivação, desenvolvimento da personalidade, reflexividade.

Componentes do processo social: interação, aprendizagem social, socialização.

Integração das três dimensões: aprendizagem como um todo holístico que combina interação indivíduo-ambiente e processo interno de aquisição.

Definição abrangente de aprendizagem: envolve cognição, emoção e dimensão social, refletindo as condições sociais atuais.


Referências

ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.

Postar um comentário

0 Comentários